top of page

DONA ZULMIRA FLORIAN, TESTEMUNHA DA EXPLOSÃO DE 22 DE JULHO DE 1943, OCORRIDA NA INDÚSTRIA METALÚRGI

No dia 14 de junho de 2018, ocorreu o falecimento de Zulmira Mazzochi Florian (Mira, como era conhecida). Dona Mira não era funcionaria da Gazola, mas, na manhã de 22 de julho de 1943, auxiliava um grupo de operarias em uma sala próxima ao pavilhão aonde ocorreu a grande explosão que vitimou seis jovens operarias, ferindo gravemente outra jovem que teve sua perna amputada.



A Industria Metalúrgica Gazola foi declarada de interesse militar pelo Exercito Brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial para fabricação de material bélico. Durante uma entrevista concedida a equipe do Memorial Gazola em 2017, Dona Zulmira recorda parte dessa história, a qual foi testemunha. (EM BREVE O DEPOIMENTO ESTARÁ DISPONÍVEL EM NOSSO SITE)



Recentemente, em uma pesquisa realizada pelo jornalista Rodrigo Lopes, outra vitima da explosão foi descoberta. Anoema da Costa Lima faleceu em 1945, vitima de ferimentos decorrentes do acidente (leia aqui).Em 21 de julho próximo, o Memorial Gazola realizará evento dos 75 anos da Grande Explosão, promovendo homenagem especial a Anoema. (leia mais sobre o evento)






bottom of page