Memorial Gazola recebe a visita de um dos criadores dos cartazes da Festa da Uva de 1969

Foi um momento de nostalgia e emoção. O arquiteto caxiense João Alberto Marchioro visitou o Memorial Gazola e conferiu, quase 50 anos depois, os dois cartazes originais da Festa da Uva de 1969, desenvolvidos em conjunto por ele e pelo colega Paulo Bertussi. As duas peças foram criadas simultaneamente em meados de 1968, quando ambos eram jovens estudantes de Arquitetura da UFRGS, em Porto Alegre.

Embora o cartaz com os gomos de uva coloridos, assinado por Paulo Bertussi, seja o mais lembrado, por integrar o acervo oficial da Festa da Uva, os dois foram premiados pela comissão julgadora da época. O cartaz assinado por Marchioro, mesclando a engrenagem (símbolo da metalurgia), um cacho de uva e o Monumento ao Imigrante, levou o primeiro lugar. O de Bertussi, o segundo.

Os exemplares foram gentilmente doados ao Memorial pela publicitária Flavia Gazola, filha do ex-diretor Lívio Cesar Gazola, então o presidente da Comissão Executiva da Festa da Uva de 1969.

Criador e criações

Toda essa história começou graças à curiosidade da fotógrafa Silvana Moreira, ao buscar informações sobre a história dos cartazes e seus autores. São de Silvana os vários registros da visita, quando ela conheceu o Memorial Gazola na companhia de Marchioro e da artista plástica e também fotógrafa Marcia Dall’Ago.

Após conferir o acervo de objetos e fotografias do Memorial e o Marco em Memória às Moças Operárias, Marchioro adentrou a sala da reserva técnica, onde as doações são higienizadas, catalogadas e acondicionadas pela equipe de voluntários. A surpresa tomou conta do arquiteto, que não guardou nenhum exemplar original da época e emocionou-se ao conferir os detalhes de sua premiada criação.

Marchioro forneceu detalhes sobre o processo de confecção, a escolha das letras, as cores, as linhas e a simetria do cartaz, além de uma série de outras curiosidades sobre a divulgação da Festa da Uva de 1969.

Ligação com a Festa da Uva

Tanto o arquiteto João Alberto Marchioro quando a Indústria Metalúrgica Gazola mantiveram uma estreita relação com a Festa da Uva. Além de ser um dos autores dos cartazes premiados em 1969, Marchioro também assinou na sequência o projeto de construção dos novos Pavilhões, em parceria com os colegas Paulo Bertussi, Rubens Arthur Baldisserotto e Antonio Fernande Filippini. O complexo foi inaugurado durante a festa de 1975, quando Caxias celebrava os 100 anos da imigração italiana na região. Leia mais AQUI. Já a Metalúrgica Gazola sempre esteve presente no desfile da Rua Sinimbu com belíssimos carros alegóricos, seja destacando os produtos de cutelaria da marca Elmo ou a história da metalurgia em Caxias do Sul. Outro momento marcante foi quando o ex-diretor Lívio César Gazola, filho da fundador José Gazola, presidiu a Comissão Executiva da Festa da Uva de 1969.

© 2017 por Memorial Gazola

Senso Comunicação Integrada

Rod. BR 116, 1018 - Petrópolis
Caxias do Sul - RS 

(54) 3041-1511

  • Videos
  • Facebook