top of page

Voluntários auxiliam na identificação de fotografias antigas do acervo do Memorial Gazola

O amplo acervo fotográfico do Memorial Gazola aos poucos vem sendo identificado pelo grupo de voluntários. Muitas fotos carentes de informações, porém, guardam histórias curiosas. É o caso da imagem do carro alegórico da Indústria Metalúrgica Gazola na Festa da Uva de 1972.

Conforme o senhor Orlando Michelli, um dos voluntários da instituição, o carro trazia o símbolo da marca de talheres Elmo, o capacete medieval, em aço inoxidável, acompanhado por esferas que reproduziam o globo terrestre e a estrutura de um átomo.

A alegoria central, o átomo, era dotada de um moderno sistema de luzes, que acendiam e apagavam em breves espaços de tempo, explica seu Orlando, que, na época, auxiliou na confecção e funcionamento da estrutura.

Como a Festa da Uva de 1972 foi a segunda a contar com desfiles noturnos (os primeiros ocorreram na edição de 1969), o carro brilhante e cheio de efeitos de iluminação da Gazola foi um dos destaques do corso pela Rua Sinimbu.

Nas imagens, seu Orlando Michelli e a também voluntária Maristella Rossa atualizam as informações para, depois, acondicionar a fotografia, original de 45 anos atrás. O local da foto é o Largo da Catedral Diocesana, na Rua Sinimbu, com o carro alegórico defronte às arquibancadas. Ao fundo vê-se o Edifício Minghelli, mais conhecido como o prédio da Joalheria Kaiser.

Em novembro, o Memorial Gazola recebeu uma doação de dezenas de fotografias antigas do senhor Luiz Alberto Gazzola, filho do ex-diretor Ivo Antonio Gazola. Leia a matéria completa clicando AQUI.

bottom of page