Memorial Gazola cria projeto de voluntariado educativo para jovens de 14 a 17 anos

Desde agosto de 2017, o Memorial Gazola mantém o Projeto Vulcano, direcionado a jovens do ensino fundamental e médio, com idades entre 14 e 17 anos. Trata-se de uma iniciativa pioneira no Rio Grande do Sul, visto que não existe projeto semelhante no Estado destinado a esta faixa etária.

Os estudantes desenvolvem atividades de preservação do patrimônio, dentro da perspectiva da educação patrimonial, em diversos setores do Memorial. Dentre os trabalhos estão a limpeza e a higienização de documentos e o auxílio na organização da reserva técnica.

A proposta, segundo a historiadora Maria Beatriz Pinheiro Machado e a diretora do Memorial Gazola, Maria de Fátima Canevese, busca estimular o protagonismo juvenil através da vivência e análise do contexto dos museus em Caxias do Sul. O projeto ocorre uma vez por semana, sempre às quintas-feiras à tarde.

Atualmente, o Memorial Gazola conta com quatro jovens voluntários, matriculados no CETEC (UCS) e na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Protásio. São eles: Rodrigo Gomes da Silva, 15 anos, Julia Maria Orlandy, 15, e Samuel de Oliveira Molon, 15, da Escola José Protásio; e Nicolas Scola, 17, do CETEC (UCS).

Curiosidade: o nome do projeto é inspirado na marca das primeiras espoletas de caça, cartuchos e ouvidos de aço produzidos pela empresa. Na década de 1930, a Vulcano era uma das marcas registradas da Gazola Travi & Cia. A denominação fazia referência a Vulcano, o deus do fogo, dos metais e da metalurgia na mitologia romana.

© 2017 por Memorial Gazola

Senso Comunicação Integrada

Rod. BR 116, 1018 - Petrópolis
Caxias do Sul - RS 

(54) 3041-1511

  • Videos
  • Facebook