top of page

Solenidade marca o lançamento do novo site do Memorial Gazola

A direção do Memorial Gazola e da Marcenaria Sular, mantenedora do acervo, promoveram na noite desta quarta-feira (22) a solenidade especial de lançamento do novo site da instituição. A data também serviu para recordar os exatos 85 anos de fundação da Metalúrgica Gazola, em 22 de novembro de 1932.

A programação foi conduzida pela diretora do Memorial Gazola, Maria de Fátima Canevese, pelo empresário Sérgio Canevese, diretor da Marcenaria Sular juntamente com o irmão Jair Canevese, e pelo grupo de voluntários. Entre as dezenas de convidados, representantes da família Gazola, filhos, netos e bisnetos de ex-diretores.

Conheceram o Memorial a senhora Sandra Gazola, esposa do ex-diretor presidente Lívio Gazola, e os filhos Flávia e Luiz Eduardo Gazola. Além deles, estiveram presentes os irmãos Paulo César e Luiz Alberto Gazola, filhos do ex-diretor Ivo Antonio Gazola, com suas respectivas famílias.

Durante o protocolo, Luiz Eduardo Gazola falou em nome da família. O empresário enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipe do Memorial e a preservação da história da empresa. Outro momento especial foi a doação de dezenas de fotografias históricas da metalúrgica pelo empresário Luiz Alberto Gazzola. O material será identificado, catalogado e, em breve, disponibilizado no site.

Confira algumas imagens da solenidade. Crédito das fotos: Pedro Zatti/Memorial Gazola

O site

Um dos destaques do portal é uma detalhada linha do tempo, com textos e fotos marcando as diversas fases da empresa, desde 1932 até o encerramento das atividades, em 2011. Entram aí aspectos como o início da fábrica, quando a Gazola forneceu granadas para o governo brasileiro durante a Revolução Constitucionalista de 1932, a pioneira produção de espoletas para caça e a instalação da primeira forja de utensílios de cutelaria do Rio Grande do Sul.

Outro momento bastante destacado é o período da Segunda Guerra Mundial, quando a empresa é declarada de interesse militar, instala uma nova fábrica na BR-116 e retoma a fabricação de artefatos bélicos. Episódios como a grande explosão de 1943, a inauguração do obelisco em homenagem às vítimas, o surgimento da marca Elmo, a inauguração da Brazex e a construção da moderna nova fábrica, em 1966, também estão contemplados.

O portal traz ainda informações e fotos sobre o todo o processo de construção do Memorial Gazola, as atividades que vem sendo desenvolvidas desde 2013, os projetos pedagógicos, as visitas de escolas, o dia a dia da equipe e serviços e links relacionados à história da metalurgia em nível local e nacional.

Filmes originais

A noite também destacou a projeção da solenidade de inauguração da nova fábrica de tesouras, em 1974, e a participação da empresa na Festa da Uva de 1969, quando o ex-diretor Lívio César Gazola atuou como presidente do evento. Os filmes originais foram doados pela publicitária Flávia Gazola, neta do fundador José Gazola e filha de Lívio, e telecinados pela produtora Spaghetti Filmes.

O trabalho no Memorial

Além de todo o contexto histórico, o site será abastecido diariamente com curiosidades do acervo, a cobertura de visitas de escolas e comunidade em geral e notícias sobre o andamento dos trabalhos de reforma do antigo pavilhão de 1942. É lá que, a partir de 2018, o Memorial Gazola estará definitivamente instalado.

bottom of page