top of page

Filme da inauguração da nova fábrica de tesouras em 1974 é doado ao Memorial Gazola


Flávia Gazola e Maria de Fátima Canevese

Mais um documento histórico importante da trajetória da Indústria Metalúrgica Gazola passa a integrar o acervo do Memorial Gazola. Trata-se do filme original de inauguração da nova fábrica de tesouras, em 16 de março de 1974. O vídeo traz várias momentos da solenidade, como o corte da fita inaugural, o processo de produção das tesouras e o passeio de autoridades pela fábrica.


Naquele dia, visitaram a empresa o cônsul da Itália Renato Rabby e o prefeito em exercício Mario David Vanin, além de diversos convidados. Todos foram recepcionados pelos diretores Lívio César Gazola, Ivo Antonio Gazola e José Ariodante Mattana. A família Gazola também compareceu em peso. Além de Lívio e Ivo, aparecem na fita Júlio Gazola (irmão de Lívio) e a esposa Regyna de Queiroz Gazola. Entre as crianças, Flavia Gazola, Adriana Gazola, Dina Gazola e Zeca Gazola.


Outro filme desconhecido até então é o da inauguração do Escritório Central da Festa da Uva de 1969, na Praça Dante Alighieri, quando Lívio César Gazola era o presidente do evento. A solenidade ocorreu no dia 6 de julho de 1968, com a presença do secretário de Agricultura do RS, Luciano Machado, e do prefeito Hermes João Weber. Na época, a casa foi construída pela empresa Madezatti. Na sequência, o filme mostra uma homenagem da Comissão da Festa da Uva a presidentes de antigas edições da festa nos anos 1950 e 1960, como Júlio Ungaretti, João José Conte e Ottoni Minghelli. O local é o CTG Rincão da Lealdade.


Os dois rolos no formato 16mm foram gentilmente doados pela publicitária Flávia Gazola, filha do ex-diretor Lívio Gazola e neta do fundador da empresa, José Gazola. Flávia cedeu ainda diversas fotografias, catálogos, souvenires, cartazes e material de divulgação da empresa.


Na foto acima, Flávia Gazola e a diretora do Memorial Gazola, Maria de Fátima Canevese, no momento da doação. Ao fundo, algumas das antigas fotografias do casal José Gazola e Odithe Silla Gazola, avós de Flávia.



bottom of page