O MIM - Museu da indústria Metalúrgica - Memorial Gazola, foi fundado em 15 de novembro de 2013 e, desde então, mantido pelos Móveis Sular. Surgiu com o objetivo de preservar o patrimônio industrial resultante da produção metalúrgica da cidade de Caxias do Sul.
A origem do acervo remonta dos objetos mantidos pelo Sr. Ivo Gazola, como armamento bélico, quadros decorativos, troféus, medalhas e fotos, contando com aproximadamente 200 peças. A partir da constituição do Museu iniciou-se uma ação de garimpo em todos os prédios da antiga indústria quando foram encontrados moldes de madeira, matrizes para estampar talheres e baixelas, moldes de medalhas, ferramentas, maquinário, móveis e diversos utensílios domésticos nas diferentes etapas do processo de produção.
Nesse processo também encontrou-se vários documentos de extrema importância na reconstrução e manutenção da história da indústria: projetos de armamento bélico, arquitetônicos, de maquinário e ferramentaria, livros contábeis, material publicitário, entre outros. As principais ações desenvolvidas pela instituição envolvem a higienização, registro, acondicionamento, pesquisa e divulgação do acervo.
Peça Teatral Odila será encenada no pavilhão onde ocorreu o acidente
A apresentação marca os 80 anos do fato e também os 10 anos da inauguração do Museu da Indústria Metalúrgica - Memorial Gazola.
Sobre o espetáculo:
Era 22 de julho de 1943. A cidade de Caxias do Sul foi sacudida por sucessivas explosões, vitimando oito mulheres, sete das quais perderam sua vida ao cumprirem o dever “pelo esforço de guerra”.
O trágico acontecimento deu-se na Gazola, Travi & Cia em meio a II Guerra Mundial. A empresa, encampada pelo Exército, fabricava artefatos bélicos para os combatentes brasileiros e, naquele dia, cerca de vinte operárias – com idades entre 14 e 20 anos, fabricavam e embalavam munições no pavilhão.
Odila sobreviveu, porém sua vida tomou outro rumo, contrário aos desejos alimentados até então, no auge dos seus 20 anos.
O espetáculo, encenado pela atriz Tina Andrighetti, conta um pouco dessa trajetória na vida de Odila Gubert, jovem cidadã caxiense que teve seus sonhos ceifados por essa tragédia, numa época em que ainda se desconsiderava a saúde e o bem-estar do trabalhador e da trabalhadora, que representavam apenas mais uma peça na engrenagem da produção.
Ficha Técnica:
Direção e atuação: Tina Andrighetti
Supervisão de Dramaturgia/Cena: Tefa Polidoro
Pesquisa: Paula Cervelin Grassi e Tina Andrighetti
Música Composição/Seleção: Gutto Basso
Cenário: Roberta Tiburri
Figurino: Letícia Milani
Sonoplastia: Marielle da Rosa Costa
Iluminação: Juarez Barazetti
Produção: Gabriel Zeni
Captação de Imagens: Marcelo Costa
Fotografia: Samir Tuffi
Contato: identidades.proj@gmail.com
Serviço:
Apresentação Teatral Odila
Dia: 17 de junho, sábado, às 19h30
Local: MIM - Memorial Gazola - Rod. BR 116, 1018 - Bairro: Petrópolis - Caxias do Sul
Duração: 60 minutos
Classificação etária: +12
Realização: MIM - Museu da Indústria Metalúrgica - Memorial Gazola
Apoio: Móveis Sular e Piazza Canova
Comments